Idade: O risco de apresentar varizes aumenta com a idade.
Sexo feminino: As varizes são mais frequentes em mulheres pelas mudanças hormonais e gestações.
Gravidez: Durante a gravidez, as varizes podem surgir pelo aumento do volume, alterações hormonais e compressão das veias pelo útero.
História Familiar: Esse é o principal fator de risco. Se membros da sua família tem varizes, tem uma grande chance de você ter também.
Obesidade: O excesso de peso é um fator de risco para desenvolver varizes e também de gravidade para doença venosa crônica.
Ficar sentado ou de pé por longos períodos: Longos períodos de pé ou sentado não ajudam a drenagem venosa das pernas.
Sedentarismo: praticar atividade física regularmente ajuda na prevenção e tratamento das varizes.
História de trombose venosa profunda: uma das complicações de tromboses extensas é o surgimento de varizes como uma tentativa de criar novos caminhos as veias trombosadas.
Tabagismo: fumar altera o metabolismo do colágeno enfraquecendo a parede das veias e é um fator de risco para trombose venosa profunda.
Reposição hormonal: uso de pílulas anticoncepcionais e reposição hormonal após menopausa aumentam o risco de trombose venosa profunda e levam a dilatação das veias.
Não foque no que você não pode mudar. Veja o que você pode transformar na sua vida e ter mais saúde!
Você pode usar meias de compressão para o trabalho (leia sobre os benefícios das meias aqui e aqui), você deve perder peso e fazer atividade física.
Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença na sua vida. Não deixe para depois e cuide de você hoje!