As varizes são uma das doenças crônicas mais frequentes no mundo. Para se ter ideia, estudos mostram que até 50% das mulheres tem varizes.
O surgimento ou piora das varizes nas grávidas chama atenção dos vasculares, pois usualmente são varizes que surgem muito rapidamente na gravidez, com sintomas intensos e regridem após o parto - diferente da evolução em não grávidas (para saber porque as varizes surgem na gravidez clique aqui).
A triste notícia é que até 70% das grávidas tem algum grau de doença venosa crônica (se você não sabe quais os estágios da doença venosa crônica clica aqui).
E precisamos esperar os 9 meses para tratar as varizes??? Ou podemos tratar antes?
O tratamento mais comum das varizes durante a gestação é uso de meias de compressão e colocar as pernas para cima (descubra como tratar as varizes na gestação clique aqui). O uso da meia durante a gravidez evita a piora das varizes, diminui o inchaço das perna durante a gravidez e melhora outros sintomas.
Porém, você deve estar se perguntando e outras formas de tratamento? Posso fazer?
A gestante pode fazer laser, espuma e aplicação?
Infelizmente, não existem estudos que comprovem a segurança da gestante e do bebê com uso de agentes líquidos utilizados na escleroterapia ou com uso da espuma. Além disso, durante a gestação os níveis hormonais da mulher estão mais altos elevando o risco de trombose venosa profunda, manchas após o tratamento e complicações da escleroterapia. Por isso, o tratamento clínico é o mais indicado e seguro para a mãe e seu bebê. Além do repouso com pernas para cima e uso de meias, a mulher pode realizar atividade física e evitar ganho de peso excessivo. Lembre-se que sempre sob orientação do seu médico!
A boa notícia é que muitas dessas varizes e seus sintomas vão desaparecer após o parto e, quando os níveis hormonais retornarem ao normal, você pode tratar com segurança as varizes residuais!
Comments