top of page

Complicações após escleroterapia e a necessidade de acompanhamento

Foto do escritor: Catarina AlmeidaCatarina Almeida

Esse post é pra você que acha a escleroterapia é um procedimento sem riscos.


Infelizmente, essa é uma crença comum. Os pacientes vem ao consultório para o procedimento, desconhecem as complicações e não seguem as orientações pós tratamento.


Hoje eu quero mostrar a importância de fazer o acompanhamento correto. Principalmente quando se trata de escleroterapia com espuma.


Nenhum tratamento de varizes é isento de riscos. Complicações podem sempre ocorrer e variam para cada técnica. Por isso, seguir as orientações do seu médico especialista é fundamental. Tanto para garantir o melhor resultado possível, quanto para sua segurança.


Mas vamos focar numa complicação mais frequente após a espuma para varizes.

Na foto ao lado, indicado pelas setas, podemos ver uma área avermelhada no trajeto da veia. Surgiu uma flebite pelo efeito da espuma na veia tratada.

Essa inflamação leva a dor e está associado a maior risco de manchas escuras. Nessas situações, é fundamental fazermos a drenagem da veia, que nada mais é do que retirar os trombos. Assim diminuímos a dor, a inflamação, o risco de manchas e aceleramos o processo de fibrose da veia. Algumas vezes essa drenagem vai ser feita mais de uma vez.

Portanto, escute seu médico e siga todas as orientações. O resultado final também depende de você!

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


bottom of page