![](https://static.wixstatic.com/media/3404b1_581fdf0043b94a289ff59df80dab16ab~mv2.png/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/3404b1_581fdf0043b94a289ff59df80dab16ab~mv2.png)
O edema ou inchaço das pernas é uma queixa bastante comum nos consultórios vasculares, principalmente entre mulheres. E nada mais é do que o acúmulo de líquido nos nossos tecidos. Por conta da gravidade, as pernas e pés são os mais acometidos, mas pode se estender até as coxas ou acometer outras áreas como braços e abdome.
Nem todo inchaço das pernas é causado por varizes!
O inchaço pode ter diferentes causas, desde condições simples a doenças mais graves como erisipela, trombose venosa profunda e doenças sistêmicas como cardiopatias, insuficiência renal e etc.
O edema por si só não é uma doença, mas pode ser um sinal de que algo não vai bem e, por isso, deve ser sempre investigado.
Na maioria dos casos, o diagnóstico das pernas inchadas é clínico, ou seja, apenas conversando com seu médico e através do exame físico é possível identificar o que levou ao inchaço.
Para isso o médico fará algumas perguntas, mas você já poderá ajudar se observar algumas características chaves para fechar o diagnóstico. Vou dar algumas dicas abaixo:
Observe o que faz o inchaço piorar ou melhorar. Você já acorda com os pés inchados ou há uma piora ao longo do dia? É pior durante a semana quando estamos trabalhando mais e melhor no fim de semana que podemos deitar e descansar?
As duas pernas ou pés são acometidos ou apenas um deles?
Existe inchaço em mais alguma parte do corpo como rosto, braços e abdome? Para isso, você pode observar se consegue retirar a aliança com facilidade ao acordar ou se isso só é possível ao final do dia.
Quais as medicações em uso? Iniciou alguma medicação recentemente ou ajustou a dose? Algumas medicações como hormônios, alguns anti-hipertensivos e antiinflamatórios podem levar a inchaço das pernas.
Esteve acamado recentemente por alguma doença mais grave, cirurgia ou traumas? Fez viagens longas nos últimos dias? Estar imobilizado na cama, em voos longos ou após cirurgias é um fator de risco importante para trombose venosa profunda que pode levar a inchaço das pernas.
Você tem praticado atividade física? Movimentar-se regularmente ajuda no funcionamento do sistema venoso e melhora do edema.
Está no peso adequado ou acima do peso? A obesidade está relacionada a várias doenças vasculares que podem levar a inchaço.
É diabético? A diabetes é uma causa de edema de membros inferiores.
Como está sua ingesta de sal? Muitos alimentos industrializados, enlatados? O sal pode levar a retenção de líquido e inchaço das pernas.
O inchaço tem relação com o período menstrual? As alterações hormonais da mulher durante o ciclo menstrual podem levar a retenção de líquido e edema.
Está grávida? Inchaço das pernas incomoda mais de 80% das grávidas e ocorre por causas mecânicas pela alteração no corpo da mulher e hormonais.
Como está sua tireóide?
Quais os sintomas que você apresenta além do edema: falta de ar, tosse, dor, febre? Doenças como insuficiência cardíaca ou renal podem levar a edema das pernas e o paciente irá apresentar outros sintomas por conta da cardiopatia.
Se você apresenta edema das pernas, não deixe de consultar seu médico para realizar o tratamento adequado e evitar complicações. Isso pode ser um sinal de doença séria e não deve ser ignorado!
Não esqueça de deixar suas dúvidas sobre inchaço das pernas nos comentários abaixo ou mandar um e-mail para catarinaalmeida@hotmail.com.
Boa semana, pessoal!
Comentários