Há umas semana fiz um quiz no instagram sobre uso de meias elásticas (se você ainda não me segue no instagram, corre lá! @dracatarinaalmeida).
Existem contraindicações, riscos, efeitos colaterais?
Qualquer pessoa pode usar meias de compressão?
A terapia compressiva (uso de meias elásticas, bandagens ou bota pneumática) é um dos pilares mais importantes do tratamento de doenças linfáticas e venosas. E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, existem contraindicações ao uso de compressão e possíveis complicações.
Não é raro receber pacientes que estão usando meias emprestadas da vizinha e correm o risco de usar compressão além do necessário ou não terem efeito no tratamento por meia de tamanho inadequado.
Pacientes com linfedema que mediram a meia na perna doente e usam na perna saudável e não atingem a compressão necessária.
Por mais absurdo que pareça, acontece frequentemente.
Todos esses mitos, crenças sem fundamentos e uso inadequado da meia contribuem para má adesão ao tratamento. Então vamos desmistifcar o uso da meia elástica, mostrar todos benefício e espero, dessa forma, incentivar os que precisam a usarem!
1 - Mito um: a meia é eterna!
Não!!!
Assim como uma roupa íntima perde a elasticidade, as meias também. O tempo de duração de cada material varia de acordo com o fabricante, mas geralmente, as meias mantém a compressão adequada por 6 a 9 meses e, após esse período, é necessário adquirir uma nova. E esse período também será reduzido caso a meia desfie ou rasgue ou os cuidados para lavar a meia e armazenar não sejam seguidos.
コメント