Sabemos que a gravidez por si só é um fator de risco para trombose venosa profunda (saiba o que é TVP aqui e aqui) e aumenta o risco de 4 a 50 vezes quando comparamos grávidas e não grávidas.
A chance de desenvolver TVP é maior durante todo a gestação, porém no período pós parto e em mulheres com trombofilias o risco é ainda maior.
Existem algumas características da mulher como doenças associadas e fatores relacionados a própria gestação e ao parto capazes de aumentar ainda mais o risco. Vamos conhecer alguns:
- Diabéticas
- História de múltiplas gestações, doença inflamatória intestinal, cardiopatias, hipertensão, tabagismo
- Infecção do trato urinário ou internações não relacionadas ao parto, principalmente, se maiores de 3 dias durante a gestação
- Gestantes acima do peso ou obesas e maiores de 35 anos
- Partos de emergência ou cesáreas
- Partos prematuros
- Hemorragia pós parto
Por isso, gestantes com história de trombose venosa profunda ou risco de eventos trombóticos e com gestações de risco devem ser acompanhadas de perto pelo obstetra e outras especialidades necessárias para diminuir o risco de complicações durante e após a gestação.
A necessidade de prevenção com medicações para TVP durante a gestação e após o parto deve ser feita caso a caso e sempre revista caso hajam mudanças na paciente.
Comments